de semelhanças, de diferenças, de inclusão,
comparação de quantidade, representação numérica, entre outros.
No início é fundamental a
ação de quantidade através das comparações de elementos, a princípio com poucas
quantidades aumentando-as gradativamente. É preciso variar muito os materiais e
o contexto (atividades ou jogos). A criança precisa se sentir desafiada a
experimentar, conhecer o novo, criar estratégias e confrontar os dados da
intuição com os da lógica.
Sugerimos algumas orientações
didáticas para que as expectativas de aprendizagem sejam atingidas em cada fase
da criança. No 1º ciclo da educação infantil podemos utilizar cantigas e rimas
infantis que envolvam contagem e números, aproveitar as situações cotidianas
que permitam a familiarização com as ideais matemáticas, organizar com os
alunos quadro de aniversariante, contendo a data do aniversário e a idade de
cada um, utilizar calendário, organizar painel com pesos e medidas, números de
calçados dos alunos para que obsevem e comparem as diferenças, organizar
espaços com diferentes circuitos e obstáculos com cadeiras, mesas, pneus panos
para construção gradativa de conceitos como dentro/fora, em cima/embaixo,
alto/baixo.
Já no 2º ciclo da educação
infantil podem-se promover situações de contagem oral nas brincadeiras e em
situações nas quais os alunos reconheçam sua necessidade, proporcionar a partir
do contexto real, desafios em que os alunos possam juntar, tirar, repartir e
registrar quantidades de forma não convencional,disponibilizar materiais para
apoio na resolução de operações (palitos, desenhos, tampinhas, etc.), propor
situações em que o aluno possa comparar quantidades e escritas numéricas
(ordem, sucessor e antecessor) registrando e justificando suas escolhas –
regularidades e irregularidades.
No 1º ciclo do ensino
fundamental podemos propor aos alunos que pesquisem os diferentes lugares onde
encontramos os números, investiguem como são organizados e para que servem
(função social), organizar situações em que os alunos explorem os diversos
portadores numéricos (número de páginas, tabelas, gráficos, encartes de
supermercado e lojas, álbum de figurinhas, celular, calculadora) e instrumentos
de medida (reta, fita métrica etc.), valorizar o trabalho em grupo, das trocas
de informações e de diferentes estratégias encontradas para desafios propostos
ou encontrados.
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