AS INTERVENÇÕES DO
PROFESSOR PARA CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I
A criança mesmo antes de
entrar na escola já se confronta com situações envolvendo os números,
quantidades, noções de espaços entre outros. E é de suma importância que o
educador crie oportunidades para que seus alunos externalizem seus
conhecimentos, para que a partir daí ele possa criar intervenções adequadas ao
grupo, ou a cada situação individual.
Os alunos da educação
infantil, utilizando recursos próprios e poucos convencionais recorrem a
operações para resolverem problemas cotidianos como conferir figurinhas, repartir
balas entre os amigos, mostrar a idade com os dedos, marcar pontos em um jogo,
também começam a identificar posições das carteiras, compararem distâncias e
etc. Tais vivências são as primeiras formulações de conhecimentos matemáticos.
Portanto o currículo matemático deve estar preocupado com o desenvolvimento de
uma postura de investigação (formular e testar hipóteses, perceber e saber como
aplicar regras).
Segundo A. Zaballa (Prática
educativa, editora Artmed), tudo que fazemos em sala de aula (e fora dela), por
menor que seja, incide em maior ou menor grau na formação de nossos alunos. A
maneira de organizar a aula, o tipo de incentivos, as expectativas que
depositamos, os materiais que utilizamos, cada uma destas decisões veicula
determinadas experiências educativas, e é possível que nem sempre estejam em
consonância com o pensamento que temos a respeito do sentido e do papel que
hoje em dia tem a educação.
É
preciso criar situações para que o aluno estabeleça relações. Para que faça
relações entre relações, de modo que faça construções renovadas e assim se
aproprie da compreensão de um conhecimento. O número, a medida e o espaço são
construções que a criança elabora em sua vivência com o outro e com o meio em
que está inserida agindo e interagindo.
Sendo assim as primeiras experiências de matemática na escola devem
estar baseadas no aproveitamento do conhecimento que a criança traz consigo; no
manuseio de objetos, observações e ações, na utilização de material concreto,
de modo a oferecer o pensamento intuitivo.
No
conceito do número, este é formado por variáveis como: correspondência um a um,
cardinalidade, ordinalidade, contagem um a um, contagem por agrupamento,
percepção
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