quinta-feira, 25 de outubro de 2012


de semelhanças, de diferenças, de inclusão, comparação de quantidade, representação numérica, entre outros.
                   No início é fundamental a ação de quantidade através das comparações de elementos, a princípio com poucas quantidades aumentando-as gradativamente. É preciso variar muito os materiais e o contexto (atividades ou jogos). A criança precisa se sentir desafiada a experimentar, conhecer o novo, criar estratégias e confrontar os dados da intuição com os da lógica.
                   Sugerimos algumas orientações didáticas para que as expectativas de aprendizagem sejam atingidas em cada fase da criança. No 1º ciclo da educação infantil podemos utilizar cantigas e rimas infantis que envolvam contagem e números, aproveitar as situações cotidianas que permitam a familiarização com as ideais matemáticas, organizar com os alunos quadro de aniversariante, contendo a data do aniversário e a idade de cada um, utilizar calendário, organizar painel com pesos e medidas, números de calçados dos alunos para que obsevem e comparem as diferenças, organizar espaços com diferentes circuitos e obstáculos com cadeiras, mesas, pneus panos para construção gradativa de conceitos como dentro/fora, em cima/embaixo, alto/baixo.
                   Já no 2º ciclo da educação infantil podem-se promover situações de contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais os alunos reconheçam sua necessidade, proporcionar a partir do contexto real, desafios em que os alunos possam juntar, tirar, repartir e registrar quantidades de forma não convencional,disponibilizar materiais para apoio na resolução de operações (palitos, desenhos, tampinhas, etc.), propor situações em que o aluno possa comparar quantidades e escritas numéricas (ordem, sucessor e antecessor) registrando e justificando suas escolhas – regularidades e irregularidades.
                   No 1º ciclo do ensino fundamental podemos propor aos alunos que pesquisem os diferentes lugares onde encontramos os números, investiguem como são organizados e para que servem (função social), organizar situações em que os alunos explorem os diversos portadores numéricos (número de páginas, tabelas, gráficos, encartes de supermercado e lojas, álbum de figurinhas, celular, calculadora) e instrumentos de medida (reta, fita métrica etc.), valorizar o trabalho em grupo, das trocas de informações e de diferentes estratégias encontradas para desafios propostos ou encontrados. 

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