domingo, 23 de setembro de 2012

História da matemática

O homem primitivo, no início, não necessitava contar coisas. Mas, ao longo do tempo ele deixou de ser nômade e começou a construir moradias e se dedicar a agricultura e ao pastoreio. Surgiu então a necessidade de contar e registrar seus pertences.



A princípio, para tomar conta das suas posses, utilizava-se de pedras para registrar a quantidade, por exemplo, um pastor ao levar seu rebanho para a pastagem, ia fazendo monte de pedra relacionando cada pedra com cada ovelha deixada, na hora de recolher ia tirando as pedras. Com o passar do tempo este método foi ficando insuficiente e começaram a fazer riscos em pedras para representar as unidades e assim desenvolveram um sistema numérico.



Esse sistema numérico era representado por um traço vertical, que era uma unidade, um osso dobrado uma dezena, uma corda enrolada centena, flor de lótus milhar, dedo dobrado dezena de milhar, sapo centena de milhar e homem ajoelhado milhão.


Com o aumento dos assentamentos e consequentemente da população, começou a surgir à necessidade de estocar alimentos, a compreender e registrar. Foi se formando então, uma sociedade, e a necessidade de contar, medir, dividir e multiplicar foi se tornado cada vez maior e estes foram aperfeiçoando seus cálculos matemáticos. Eles construíram a primeira calculadora, o ÁBACO. Cada civilização construiu o seu.



SISTEMA MAIA
O povo maia, que habitou a América Central durante mais de mil anos, desenvolveu uma cultura sofisticada. Os maias criaram um sistema de escrita numérico bastante evoluído, ainda não totalmente decifrado. O sistema de numeração maia é um dos mais antigos do mundo, foi um dos primeiros a incluir o conceito zero. Seu sistema de numeração era bastante complexo, vamos ver apenas parte dele.


SISTEMA ROMANO
A numeração romana não segue o sistema decimal, exemplo:

SÍMBOLO     I     V     X      L      C         D       M
VALOR          1     5    10     50    100     500    1000
SISTEMA INDO – ARÁBICO
Nosso sistema de numeração é decimal. Esse tipo de numeração foi criado na Índia e aperfeiçoado pelos árabes, que o introduziram na Europa. Por isso é chamado de indo – arábico. Atualmente é utilizado pela maioria dos povos.
A evolução da escrita numérica


Como pudemos observar a matemática sempre esteve presente na vida da humanidade, ajudando a resolver seus problemas de maneira prática, e também nos mostra que o pensamento matemático não pode ser ensinado, mas sim estimulado através de problematizações, de questionamentos e observações para que se chegue a uma solução, como aconteceu com o homem na sua jornada evolutiva.

Bibliografia:

—APOSTILA DE MATEMÁTICA DO SISTEMA DE ENSINO PUERI DOMUS 5º ANO.






Um comentário:

  1. POSSO UTILIZAR ALGUMA IMAGEM DESSA NA ATIVIDADE DDE PLATAFORMA AVAH GOIÂNIA COLOCANDO OS DEVIDOS CRÉDITOS?

    ResponderExcluir