quarta-feira, 28 de novembro de 2012


Resenha do livro da Constance Kamii “A criança e o número”
                   Em sua 29º edição, o livro de Constance Kamii, publicado há mais de 25 anos, apresenta questões atuais e pertinentes que devem ser estudadas por educadores que tem seu trabalho voltado ou direcionado a Educação Infantil.
                   O livro aborda processos, pesquisas e experiências envolvendo a construção do conceito de número pelas crianças, ajudando assim o professor a observar como as crianças pensam e a partir daí entender a lógica existente nos erros cometidos por elas.
                   O texto enfatiza que matemática não se aprende memorizando ou por repetição, mas sim por situações que as crianças enfrentam no cotidiano, ou seja, a criança vivencia momentos em que sentirá a necessidade de utilizar a matemática como recurso para resolver seus problemas, fazendo uma reflexão sobre o sistema de numeração, construindo assim o conhecimento a esse respeito.
                   A autora também comenta sobre a postura do professor em relação à criança. O educador deve encorajar seus alunos a colocar objetos em relação, pensar sobre os números e interagir com seus colegas. A autora mostra ainda, a aplicação de jogos no auxílio à aprendizagem e fixação dos conceitos matemáticos tem por objetivo fazer com que o educando aprenda e construa os conceitos matemáticos através dos jogos.
                   Kamii declara em seu livro que o ambiente em que a criança convive e seu nível socioeconômico influencia muito no desenvolvimento do raciocínio lógico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário