Resenha do livro da Constance
Kamii “A criança e o número”
Em sua 29º edição, o livro de
Constance Kamii, publicado há mais de 25 anos, apresenta questões atuais e
pertinentes que devem ser estudadas por educadores que tem seu trabalho voltado
ou direcionado a Educação Infantil.
O livro aborda processos,
pesquisas e experiências envolvendo a construção do conceito de número pelas
crianças, ajudando assim o professor a observar como as crianças pensam e a
partir daí entender a lógica existente nos erros cometidos por elas.
O texto enfatiza que
matemática não se aprende memorizando ou por repetição, mas sim por situações
que as crianças enfrentam no cotidiano, ou seja, a criança vivencia momentos em
que sentirá a necessidade de utilizar a matemática como recurso para resolver
seus problemas, fazendo uma reflexão sobre o sistema de numeração, construindo
assim o conhecimento a esse respeito.
A autora também comenta sobre
a postura do professor em relação à criança. O educador deve encorajar seus
alunos a colocar objetos em relação, pensar sobre os números e interagir com
seus colegas. A autora mostra ainda, a
aplicação de jogos no auxílio à aprendizagem e fixação dos conceitos matemáticos
tem por objetivo fazer com que o educando aprenda e construa os conceitos
matemáticos através dos jogos.
Kamii declara em seu livro
que o ambiente em que a criança convive e seu nível socioeconômico influencia
muito no desenvolvimento do raciocínio lógico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário